
Os mapeadores de teclado e rato para Android têm vindo a ganhar cada vez mais funcionalidades e implementações interessantes.
Uma dessas implementações começou com um novo método de ativação através do Shizuku, que foi introduzido oficialmente na versão 4.3.5 do Panda Mouse Pro e posteriormente adotado pelo GG Mouse Pro na versão 1.16.10 pouco depois.
Com esta nova possibilidade de ativação, surgem muitas dúvidas. Afinal, o que é o Shizuku e qual é a vantagem de usar esta aplicação alternativa para ativar os mapeadores?
Neste texto, vamos esclarecer algumas dúvidas e resumir de forma simples a proposta deste novo método através do Shizuku, que tem ganhado destaque recentemente.
O que é o Shizuku?
O Shizuku é uma aplicação de código aberto gratuita que tem como objetivo facilitar o acesso a permissões avançadas do sistema para outras aplicações. Em poucas palavras, o Shizuku atua como um intermediário, gerindo e permitindo que uma aplicação desejada utilize permissões restritas de forma fácil.
Qual é a vantagem da ativação no Shizuku?
Basicamente, para ativar mapeadores via depuração Wi-Fi/sem fios, é sempre necessário digitar um código de emparelhamento ou repetir o processo de ativação toda vez que o dispositivo é reiniciado.
Com o Shizuku, isso torna-se desnecessário, pois a aplicação precisa ser configurada apenas uma vez e, mesmo que o dispositivo seja reiniciado, não será necessário digitar nenhum código de emparelhamento para ativar os mapeadores.
Além disso, o Shizuku não requer o uso de divisão de ecrã (ou divisão de janela, multi-janelas, entre outros). Isto significa que, se o seu Android não tiver esta funcionalidade, o Shizuku pode ser uma boa alternativa para a ativação.
Outra grande vantagem é que pode desativar a depuração USB a qualquer momento e só ativá-la novamente quando for utilizar os mapeadores para jogar, assim como ativar/desativar separadamente cada um dos mapeadores através da própria aplicação do Shizuku.
![]() |
O Shizuku permite gerir facilmente todas as aplicações suportadas. (Imagem: Capturas de ecrã/TecPlayers) |
Observações
Mesmo não sendo necessário digitar códigos ao reiniciar, é preciso manter a depuração via Wi-Fi/sem fios ativada o tempo todo, assim como será necessário conceder acesso ao mapeador desejado dentro da interface do Shizuku a cada reinício.
Talvez o uso do Shizuku não faça sentido em Android 10 e versões anteriores devido à falta de suporte para depuração via Wi-Fi/sem fios nessas versões mais antigas do Android.
Assim como no processo de ativação diretamente no dispositivo, será sempre necessário estar conectado a uma rede para utilizar o Shizuku com depuração sem fios.